Quem tem cachorro sabe que passear é essencial para a saúde do pet. Mas será que gatos têm a mesma necessidade? Apesar de ser uma prática que divide opiniões entre especialistas, passear com o gato pode trazer benefícios, como evitar o tédio e estimular exercícios físicos.

Segundo a Dra. Liliana Camargo, veterinária especializada em medicina felina, “gato é explorador por natureza, gosta de se aventurar e conhecer o ambiente ao seu redor. Se adaptados desde filhotes, aprendem a passear na coleira e adoram!”. No entanto, a médica alerta para respeitar o ritmo do animal: “Nem todos os animais são iguais, e cada um reage a estímulos de formas diferentes; pode ser que alguns não queiram explorar nada além das quatro paredes do seu lar”.

Já a Dra. Vanessa Zimbres, da Clínica Gato é Gente Boa, também especializada em medicina felina, afirma que gatos não devem sair de casa. “Uma vez que não temos controle sobre esses passeios (e sobre o animal) e os riscos são grandes, gatos devem ser criados indoor”. Ainda segundo a médica, “gatos, em geral, não aceitam coleiras, são animais tímidos, se assustam e se estressam facilmente”.

Mesmo assim, se você quiser tentar, dê tempo ao seu gato. Ele precisa, antes de tudo, acostumar-se com a coleira. Depois, deve-se estimular o pet a sair aos poucos e andar a distância que for confortável a ele. Pode ser que ele queira ir até o hall do elevador e só. É importante respeitar o espaço dele.

Lembre-se de que as vacinas devem estar em dia e o animal deve sempre estar sob supervisão do dono. Prefira ruas e locais com pouco ou nenhum movimento e, de preferência, leve a caixinha de transporte, caso o gato se assuste.

De qualquer forma, a Dra. Vanessa Zimbres recomenda enriquecer o ambiente interno para que o gato se distraia, faça exercícios e não sinta a necessidade de ir à rua. Arranhadores e brinquedos são os segredos para um gatinho relaxado e em forma, diz a especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.
Scroll Up