Você é daqueles que, depois de adquirir um companheiro canino, revirou a sua rotina para que ela girasse em torno das necessidades do seu pet? Se a resposta foi afirmativa, leia as próximas linhas com muito carinho e atenção, pelo seu bem e pelo bem do seu cãozinho.

Já falamos aqui várias vezes e vamos dizer de novo: o cão precisa de um líder para viver e, por isso, estabelecer a hierarquia dentro de casa é extremamente importante. “Para estabelecer uma hierarquia entre o dono e o cão, nada melhor do que criar uma relação de confiança entre eles. Para isso, é essencial consolidar uma comunicação e usar comandos para estreitar e facilitar essa relação”, explica Mariana Taioli, adestradora da equipe Cão Cidadão, empresa especializada em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento animal, situada em São Paulo.

Existem várias maneiras de demonstrar essa hierarquia. “Antes da alimentação, peça algum comando ao seu pet, por exemplo, o ‘senta’, para que ele entenda que, para ‘ganhar’ o alimento, deverá obedecer ao pedido do líder. Quando for passar de um cômodo para outro, deixe que ele espere você passar primeiro, assim, ele perceberá a sua posição dentro da matilha. Vale sempre ressaltar que cães são animais que carregam o gene da matilha e buscam um líder natural”, orienta Mariana.

Esteja sempre um degrau acima do seu cão, literalmente. Segundo a adestradora, “caso seu cão apresente algum tipo de dominância, sugerimos que ele não fique na mesma altura que você. Isso vale para o sofá e a cama, por exemplo. Faça-o sempre se posicionar abaixo de você para não estimular ainda mais essa dominância. Quando for brincar com o seu pet, evite o ‘cabo de guerra’ que também pode estimular tal comportamento em seu cãozinho”, aconselha.

Pode ser que você esteja se perguntando: mas e o resto da minha família humana, podem ser líderes também? “Sim, o cão pode ter vários líderes. O segredo é a maneira como a pessoa vai lidar com o cão, que necessita de muita atenção, carinho, comunicação, liderança e firmeza”, enfatiza a especialista.

De acordo com Mariana, “quando os proprietários têm o mesmo comportamento com o cão, ele responde da mesma maneira para todos. Ressaltando sempre que firmeza em hipótese alguma significa agressão. Ser firme é fundamental para impor limites e tornar o aprendizado do seu cão ainda mais eficiente, mas, tudo tendo o carinho e o amor como a base da relação”, finaliza.

2 Comments

  1. Best Writing Service

    Get an expert academic writing assistance! We can write any paper on any subject within the tightest deadline.

  2. essays on compulsory voting

    Why compulsory voting is wrong for this reason arguments in favor demand the enforcement of compulsory voting to ensure full participation for fair elections.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.
Scroll Up